Ola pessoal, como prometido anteriormente eu trago a vocês
um tutorial de como fazer seus próprios Renders.
Então sem ficar enrolando com falatório desnecessário vamos
começar a fazer nosso render (já enrolei bastante só nesse pedaço hehe)...
Para que um render fique bom aconselho a utilizar imagens com resoluções altas, pois ficara melhor para editalo com outras imagens futuramente.
1º PASSO – Você precisara de um programa editor de imagens,
como Photoshop, Gimp, Corel Photo, Fireworks, etc. Nesse tutorial estarei
usando o Fireworks MX 6, pois eu considero ele um programa de fácil manuseio, e
não possui nada de complicado alem de ter uma versão em português, se caso você estiver
usando outro programa não terá muitas dificuldades, pois as ferramentas são
muito parecidas.
Lembrete: Você pode regular o Zoom da imagem a ser
editada varias vezes para melhor visualizar os detalhes.
se tiver dificuldade de ver algum detalhe nas imagens é só clicar nelas que irão ampliar ok!
Interface do Fireworks MX 6
Obs: Você pode adiquirir uma cópia de teste do programa
acessando esse link: http://www.superdownloads.com.br/download/104/macromedia-fireworks-mx-%28portuguese%29/
2º PASSO – Vá no Menu: Arquivo > Abrir – e selecione a
figura que deseja fazer o Render, e clique em abrir.
3º PASSO – Vá à Barra de Ferramentas e selecione a ferramenta
Laço Poligonal.
E então comece a clicar ao redor da figura, contornando-a como na figura abaixo:
DICA: Nesse ponto vão algumas dicas importantes na hora
de selecionar a figura.
Procure posicionar as linhas do Laço poligonal o mais próximo
possível dos contornos do desenho, também haverá algumas situações onde você
terá que imaginar como seria o contorno, isso dificulta um pouco mas não é nada
impossível.
Lembres-se, se errar não tem Ctrl+Z para reparar o erro, e
você terá que cancelar a seleção e repetir todo o processo novamente, então
muito cuidado e atenção.
Ao termino da seleção sua figura ficara com um contorno
animado, mostrando que aquela área esta selecionada, como na figura abaixo:
4º PASSO – Vá ao Menu: Selecionar > Selecionar Inverso
(você também pode inverter a seleção através do comando Ctrl+Shift+i) – feito isso
aperte a tecla “Delete” para eliminar toda a área indesejada da imagem, então o
fundo ficara assim:
Agora você pode cancelar a seleção através do Menu:
Selecionar > Cancelar Seleção (Ctrl+D) – e seu render estará basicamente
pronto.
O fundo quadriculado indica transparência, que é o
objetivo do nosso render.
5º PASSO – Aqui nos estaremos fazendo um truque para
detectarmos melhor áreas que podem ter ficado mal selecionadas e desse modo
corrigi-las.
Vá à Barra de ferramentas, na seção Vetor selecione a
ferramenta Retângulo, feito isso, crie um retângulo sobre a imagem com um
tamanho qualquer.
Agora vá à Barra de propriedades do objeto e altere o
preenchimento do retângulo para preto e nas coordenadas de posicionamento
coloque as medidas da área de edição, vou colocar como exemplo as coordenadas
da figura de exemplo:
Dimensões:
W: 605
H: 1024
H: 1024
Posicionamento:
X: 0
Y: 0
Y: 0
Legenda:
W= width (largura)
H= height (altura)
X= eixo horizontal
Y= eixo Vertical
H= height (altura)
X= eixo horizontal
Y= eixo Vertical
No caso deixamos o posicionamento como X=0 e Y=0, pois
queremos o retângulo posicionado de modo que preencha toda a área de edição.
Agora arraste a camada “Rectangle” para baixo da camada “Bitmap”
(seu render), assim ficara mais fácil detectar áreas mal selecionadas, lembre-se
que a cor do retângulo varia conforme a cor predominante na figura, exemplo:
Se a figura for de uma tonalidade clara, um retângulo de
cor escura ou preto é recomendado, se for uma figura escura é só fazer o
inverso, sempre escolha uma cor que de
contraste com a figura assim fica mais fácil.
6º PASSO – Alguns renders apresentam espaços internos que
tem que ser eliminados, se caso a cor desses espaços for diferenciada da cor ou
tonalidade da imagem você pode usar a ferramenta Varinha Mágica.
Essa ferramenta cria uma seleção sobre diversos pixels
iguais ou com certa tolerância a variáveis suaves da cor selecionada.
Muitas vezes pode ser mais de uma área que precise ser
selecionada, você pode apertar a tecla Shift ao clicar nas áreas que deseja
selecionar, um sinal de + vai aparecer do lado do cursor varinha mágica.
Fazendo isso você eliminara todas as áreas indesejadas
que ainda restarem. Caso alguma área tenha a cor parecida com a da figura que
deseja fazer o render, você pode utilizar a ferramenta Laço poligonal para
fazer a seleção. Depois de tudo pronto seu render estará praticamente
finalizado bastando agora fazer os retoques.
7º PASSO – Agora vamos clicar na camada bitmap com o
botão Ctrl pressionado, desse modo você criará uma seleção completa da figura
que será nosso futuro Render.
Inverta a seleção, Menu: Selecionar > Inverter seleção
(Ctrl+Shift+i) – vá novamente ao Menu: Selecionar > Enevoar - na caixa de dialogo que aparecer configure a
difusão da seleção para que as bordas do render não fiquem com um aspecto serrilhado,
procure inserir valores de 1 a 5 pixels no Maximo, dependendo das dimensões da
imagem, lembre-se que quanto menor o render menor a difusão, geralmente o valor
2 consegue executar uma suavização nas bordas sem afetar muito os detalhes da
imagem.
Agora é só apertar a tecla “Delete” algumas vezes para
que a difusão suavize as bordas da imagem, uma ou duas vezes geralmente
resolve e não se perde muitos detalhes da
imagem.
8º PASSO – Se ainda sobrar algum pedaço que necessite de
retoques pode utilizar a ferramenta borracha para suavizar ou eliminar
contornos indesejados, você pode editar o tamanho da borracha assim como outras
ferramentas na Barra de propriedades, no caso de contornos é aconselhável deixar
a suavidade da ponta em 100%.
As vezes é preciso escurecer ou clarear algumas áreas,
para fazer isso é preciso selecionar ferramentas especificas, que proporcionam
efeitos diversos nas imagens, porem o seu uso é igual ao da borracha ou pincel,
e para ter um efeito melhor mantenha sempre a suavidade da ponta por volta dos
100%.
Nesse render utilizei a ferramenta “Escurecer” para
eliminar alguns pontos claros no cabelo da personagem.
A ferramenta Manchar com um diâmetro de pincel fino cerca
de 2 a 5 pixel consegue recuperar mechas de cabelo, pelos ou partes pontudas perdidos na
difusão.
Lembre-se: Quanto mais detalhes seu render preservar
melhor.
Estando com todos os detalhes arrumados, agora é só
excluir o retângulo que você usou para visualizar as falhas da seleção da
imagem.
Para excluir o retângulo é só clicar na camada “Rectangle”
e apertar “delete”.
Feito isso seu render estará pronto, agora é só salva-lo.
9º PASSO – Agora estamos no final do nosso tutorial e você
deve estar cansado mas essa parte é simples.
Vá na guia “Otimizar” e na caixa de exportação do arquivo
selecione PNG32.
Agora é só ir ao Menu: Arquivo > Exportar >
escolher o nome do arquivo e a pasta para ser salvo.
E agora eu digo palavra que muitos de vocês estão esperando...
E agora eu digo palavra que muitos de vocês estão esperando...
FINISHIN!!!
Espero que vocês tenham gostado do tutorial e quero que
ele os ajude a fazer muitos renders, qualquer dificuldade é só manda um comentário
que eu logo entro em contato ok.
Sayonara...
Só assim p eu aprender... Ótimo tutorial!!! ^^
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