12 de set. de 2011

Tutorial: Como Fazer um Render (Fireworks)

Ola pessoal, como prometido anteriormente eu trago a vocês um tutorial de como fazer seus próprios Renders.
Então sem ficar enrolando com falatório desnecessário vamos começar a fazer nosso render (já enrolei bastante só nesse pedaço hehe)...

Para que um render fique bom aconselho a utilizar imagens com resoluções altas, pois ficara melhor para editalo com outras imagens futuramente.

1º PASSO – Você precisara de um programa editor de imagens, como Photoshop, Gimp, Corel Photo, Fireworks, etc. Nesse tutorial estarei usando o Fireworks MX 6, pois eu considero ele um programa de fácil manuseio, e não possui nada de complicado alem de ter uma versão em português, se caso você estiver usando outro programa não terá muitas dificuldades, pois as ferramentas são muito parecidas.

Lembrete: Você pode regular o Zoom da imagem a ser editada varias vezes para melhor visualizar os detalhes.

se tiver dificuldade de ver algum detalhe nas imagens é só clicar nelas que irão ampliar ok!

Interface do Fireworks MX 6 

Obs: Você pode adiquirir uma cópia de teste do programa acessando esse link: http://www.superdownloads.com.br/download/104/macromedia-fireworks-mx-%28portuguese%29/
2º PASSO – Vá no Menu: Arquivo > Abrir – e selecione a figura que deseja fazer o Render, e clique em abrir.

3º PASSO – Vá à Barra de Ferramentas e selecione a ferramenta Laço Poligonal.

E então comece a clicar ao redor da figura, contornando-a como na figura abaixo:

DICA: Nesse ponto vão algumas dicas importantes na hora de selecionar a figura.
Procure posicionar as linhas do Laço poligonal o mais próximo possível dos contornos do desenho, também haverá algumas situações onde você terá que imaginar como seria o contorno, isso dificulta um pouco mas não é nada impossível.

Lembres-se, se errar não tem Ctrl+Z para reparar o erro, e você terá que cancelar a seleção e repetir todo o processo novamente, então muito cuidado e atenção.
Ao termino da seleção sua figura ficara com um contorno animado, mostrando que aquela área esta selecionada, como na figura abaixo:

 
4º PASSO – Vá ao Menu: Selecionar > Selecionar Inverso (você também pode inverter a seleção através do comando Ctrl+Shift+i) – feito isso aperte a tecla “Delete” para eliminar toda a área indesejada da imagem, então o fundo ficara assim:

Agora você pode cancelar a seleção através do Menu: Selecionar > Cancelar Seleção (Ctrl+D) – e seu render estará basicamente pronto.

O fundo quadriculado indica transparência, que é o objetivo do nosso render.

5º PASSO – Aqui nos estaremos fazendo um truque para detectarmos melhor áreas que podem ter ficado mal selecionadas e desse modo corrigi-las.
Vá à Barra de ferramentas, na seção Vetor selecione a ferramenta Retângulo, feito isso, crie um retângulo sobre a imagem com um tamanho qualquer.
Agora vá à Barra de propriedades do objeto e altere o preenchimento do retângulo para preto e nas coordenadas de posicionamento coloque as medidas da área de edição, vou colocar como exemplo as coordenadas da figura de exemplo:

Dimensões:
W: 605
H: 1024

Posicionamento:
X: 0
Y: 0

Legenda:
W= width (largura)
H= height (altura)
X= eixo horizontal
Y= eixo Vertical

No caso deixamos o posicionamento como X=0 e Y=0, pois queremos o retângulo posicionado de modo que preencha toda a área de edição.

Agora arraste a camada “Rectangle” para baixo da camada “Bitmap” (seu render), assim ficara mais fácil detectar áreas mal selecionadas, lembre-se que a cor do retângulo varia conforme a cor predominante na figura, exemplo:
Se a figura for de uma tonalidade clara, um retângulo de cor escura ou preto é recomendado, se for uma figura escura é só fazer o inverso, sempre escolha uma cor que de  contraste com a figura assim fica mais fácil.

6º PASSO – Alguns renders apresentam espaços internos que tem que ser eliminados, se caso a cor desses espaços for diferenciada da cor ou tonalidade da imagem você pode usar a ferramenta Varinha Mágica.
Essa ferramenta cria uma seleção sobre diversos pixels iguais ou com certa tolerância a variáveis suaves da cor selecionada.
Muitas vezes pode ser mais de uma área que precise ser selecionada, você pode apertar a tecla Shift ao clicar nas áreas que deseja selecionar, um sinal de + vai aparecer do lado do cursor varinha mágica.

Fazendo isso você eliminara todas as áreas indesejadas que ainda restarem. Caso alguma área tenha a cor parecida com a da figura que deseja fazer o render, você pode utilizar a ferramenta Laço poligonal para fazer a seleção. Depois de tudo pronto seu render estará praticamente finalizado bastando agora fazer os retoques.

7º PASSO – Agora vamos clicar na camada bitmap com o botão Ctrl pressionado, desse modo você criará uma seleção completa da figura que será nosso futuro Render.

Inverta a seleção, Menu: Selecionar > Inverter seleção (Ctrl+Shift+i) – vá novamente ao Menu: Selecionar > Enevoar -  na caixa de dialogo que aparecer configure a difusão da seleção para que as bordas do render não fiquem com um aspecto serrilhado, procure inserir valores de 1 a 5 pixels no Maximo, dependendo das dimensões da imagem, lembre-se que quanto menor o render menor a difusão, geralmente o valor 2 consegue executar uma suavização nas bordas sem afetar muito os detalhes da imagem.

Agora é só apertar a tecla “Delete” algumas vezes para que a difusão suavize as bordas da imagem, uma ou duas vezes geralmente resolve e não se perde muitos detalhes da imagem.


8º PASSO – Se ainda sobrar algum pedaço que necessite de retoques pode utilizar a ferramenta borracha para suavizar ou eliminar contornos indesejados, você pode editar o tamanho da borracha assim como outras ferramentas na Barra de propriedades, no caso de contornos é aconselhável deixar a suavidade da ponta em 100%.

As vezes é preciso escurecer ou clarear algumas áreas, para fazer isso é preciso selecionar ferramentas especificas, que proporcionam efeitos diversos nas imagens, porem o seu uso é igual ao da borracha ou pincel, e para ter um efeito melhor mantenha sempre a suavidade da ponta por volta dos 100%.

Nesse render utilizei a ferramenta “Escurecer” para eliminar alguns pontos claros no cabelo da personagem.
A ferramenta Manchar com um diâmetro de pincel fino cerca de 2 a 5 pixel consegue recuperar mechas de cabelo, pelos ou partes pontudas perdidos na difusão.
Lembre-se: Quanto mais detalhes seu render preservar melhor.
Estando com todos os detalhes arrumados, agora é só excluir o retângulo que você usou para visualizar as falhas da seleção da imagem.
Para excluir o retângulo é só clicar na camada “Rectangle” e apertar “delete”.



Feito isso seu render estará pronto, agora é só salva-lo.


9º PASSO – Agora estamos no final do nosso tutorial e você deve estar cansado mas essa parte é simples.
Vá na guia “Otimizar” e na caixa de exportação do arquivo selecione PNG32.
Agora é só ir ao Menu: Arquivo > Exportar > escolher o nome do arquivo e a pasta para ser salvo.


E agora eu digo  palavra que muitos de vocês estão esperando...
FINISHIN!!!



Espero que vocês tenham gostado do tutorial e quero que ele os ajude a fazer muitos renders, qualquer dificuldade é só manda um comentário que eu logo entro em contato ok.
Sayonara...

Um comentário: